Fermin

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para: navegação , pesquisa
Saint Fermin
Bispo e Mártir
Nascermos c. 272
Pamplona , Espanha
Morreu c. 303
Amiens , França
Venerado em Igreja Ortodoxa Oriental
Igreja católica romana
Festa 25 de setembro; 7 de julho em
Atributos traje episcopal
Patrocínio Amiens, França , Lesaka, Espanha , Navarra, Espanha .
Saint Fermin de Amiens (também Firmin , do latim Firminus ; em espanhol Fermín ; em basco , Fermin ) é um dos muitos santos católicos localmente venerados. Fermin é o co-patrono de Navarra , onde sua festa, San Fermín na capital Pamplona , é para sempre associada à Corrida dos Touros . Fermin também é venerado em Amiens , onde conheceu o martírio.

Vida [ editar ]

Fermin é dito ter sido o filho de um romano de grau senatorial em Pamplona no século 3, que foi convertido ao cristianismo por Saint Honestus , um discípulo de Saint Saturninus . Segundo a tradição, ele foi batizado por Saturnino (em Navarra "San Cernin") no local agora conhecido como o Pocico de San Cernin, o "Poço Pequeno de San Cernin", em frente à fachada da igreja dedicada a São Cernin, que é construído sobre as fundações de um templo pagão. [1]
Saturnino (na França "Saint Saturnin") foi o primeiro bispo de Toulouse , onde foi enviado durante o "consulado de Décio e Grato" (250 dC). Ele foi martirizado (tradicionalmente em 257 dC), significativamente por estar amarrado a um touro por seus pés e arrastado para a morte, um martírio que às vezes é transferido para Fermin e realocado em Pamplona. Em Toulouse, a igreja mais antiga dedicada a Notre-Dame du Taur ("Nossa Senhora do Touro") ainda existe, embora reconstruída; embora a basílica de São Sernin, do século 11, a maior estrutura romanesca sobrevivente na França, tenha sido substituída, diz-se que a igreja foi construída onde o touro parou, mas mais credível deve estar em um local previamente dedicado a um pré-cristão. touro sagrado , talvez o touro de Mitra . A rua, que sai diretamente do Capitólio, tem o nome não da Rue de Notre-Dame, mas da Rue du Taur .
Fermin foi ordenado sacerdote em Toulouse, segundo a lenda local, e retornou a Pamplona como seu primeiro bispo. [2] Em uma viagem posterior pregando o evangelho , Fermin foi decapitado em Amiens , na França. [1] Ele morreu em 25 de setembro de 303 dC. Na Legenda aurea vários milagres assistiram à descoberta e tradução das relíquias de Saint Fermin no tempo de Savin, bispo de Amiens (tradicionalmente 600). Um odor doce surgiu de seu túmulo. O cheiro fez com que o gelo e a neve derreter, as flores crescessem, os enfermos fossem curados e as árvores inclinadas reverentemente para o santo. [3]

Veneração [ editar ]

Representação barroca- santa de Saint Fermin (à esquerda) e São Francisco Xavier , principais co-patronos do Reino de Navarra . O brasão de armas de Navarra e Pamplona também são visíveis.
Além de Pamplona, ​​San Fermín é venerada em outros lugares de Navarra , como Lesaka , na festa chamada Regata del Bidasoa . Na basílica de San Fermín de Aldapa, o martírio de São Fernando ainda é comemorado no dia 25 de setembro. Na quinta-feira anterior ao domingo há numerosas festividades lá, na Navarreria (um bairro de Pamplona) e perto da Catedral . As comemorações começam com um foguete disparado por um jovem da Navarreria, que recebeu o título de pequeno prefeito. Como em Pamplona, ​​as celebrações têm uma cerimônia especial de encerramento chamada Pobre de Mí ( Pobre Me ).
Quando certas relíquias do santo foram trazidas de volta a Pamplona em 1196, a cidade decidiu marcar a ocasião com um evento anual. Ao longo dos séculos, a festa do santo, a antiga feira anual e a corrida dos touros e as posteriores touradas se fundiram.
A Abadia de Saint-Acheul em Amiens foi fundada em 1085 no suposto túmulo de Saint Firmin. Sob o coro da igreja da abadia, há um cofre no local onde o corpo de Saint Firmin foi milagrosamente descoberto. [4] O culto de St Firmin foi de grande importância religiosa e econômica para Amiens durante a Idade Média e nos tempos modernos. Lendas cresceram para explicar a descoberta das relíquias do santo, a maioria das quais foi realizada em Amiens . Ele é representado em várias obras de arte importantes na Catedral de Amiens .

Saint Firmin na Inglaterra anglo-saxã [ editar ]

Há um poço misterioso de um "Farmin" desconhecido em Bowes , Yorkshire , Inglaterra . A existência de um monastério nomeado após um Saint Firmin em Crawley norte foi gravada no livro de Domesday (i.149a); havia um poço sagrado no adro da igreja, [5] e as peregrinações não autorizadas foram suprimidas em 1298. [6] A igreja em Thurlby , Lincs é dedicada a St Firmin. O único outro St. Firmin na Inglaterra descansava em Thorney, Cambridgeshire . Essas ocorrências apontam para uma possível veneração de Firmin na Inglaterra anglo-saxônica. [ citação necessário ]

Festival San Fermín [ editar ]

O festival de San Fermin é celebrado em Pamplona , na região de Navarra , todos os anos de 6 a 14 de julho. Tornou-se internacionalmente conhecida por causa da corrida dos touros , onde os touros são conduzidos pelas ruas do bairro antigo até a arena de touros. As festas são celebradas em honra de San Fermin , padroeiro de Navarra , embora o aspecto religioso pareça ter assumido um papel secundário nos últimos anos.

Galeria [ editar ]

O monumento funeral de Adrien de Henencourt, chefe do capítulo da Catedral de Amiens no início do século XVI, retrata não apenas a vida e o martírio do santo, mas também a história póstuma de seu corpo, em uma série de relevos policromados e estátuas.

Notas [ edit ]

  1. ^ Jump up to: a b "História de ... O festival saint-Saint San Fermin- Sanfermines-informação turística sobre Navarra" . Governo de Navarra . Retirado 2009-07-23 .
  2. Today Hoje, a Sé de Pamplona é uma arquidiocese: ver Lista das dioceses católicas romanas da Espanha .
  3. Jump up ^ Legenda Aurea : A vida e os milagres de St. Fermin (Firmin) de Amiens, bispo e mártir da igreja
  4. Jump up ^ "Eglise Saint-Acheul" , base Mérimée (em francês), Ministère de la Culture, 13 de outubro de 2015 , recuperada 2017-09-27
  5. Jump up ^ A igreja paroquial ainda é dedicada a Firmin hoje.
  6. Jump up ^ Alan Thacker e Richard Sharpe, santos locais e igrejas locais no oeste medieval adiantado , "um handlist de anglo-saxão Santos" p. 535

Bibliografia [ editar ]

Links externos [ editar ]